Dom Francisco de Aquino Corrêa (1885 - 1956)

2º Arcebispo:  SDB ( 1922 – 1956 ).

Único Bispo Cuiabano, nasceu no dia 2 de abril de 1885, descendendo de Tomás de Aquino Corrêa e de Maria d’Aleluia de Aquino Corrêa.

Sua vida sacerdotal teve início no Noviciado dos Padres Salesianos de Dom Bosco, no Coxipó da Ponte, sagrando-se no dia 19 de março de 1903. Em junho do mesmo ano submeteu-se a uma banca examinadora do Liceu Cuiabano, visando à revalidação de seus estudos, tendo sido aprovado com brilhantismo.

Aos 2 de julho de 1904, seguiu para Roma, matriculando-se na Academia de Santo Tomás de Aquino e na Universidade Gregoriana, doutorando-se nas duas instituições.
Sagrado Presbítero em Roma, no dia 17 de janeiro de 1909, celebrou missa na Basílica de São Pedro.
Retornou ao Brasil em 1909, chegando a Cuiabá no dia 2 de junho de 1910.

Com apenas 29 anos de idade, foi nomeado, pelo Papa Pio V, Bispo titular de Prusíade, consagrando-se a 1º de janeiro de 1915, na Catedral Metropolitana de Cuiabá, ocasião em que adotou oficialmente o nome de Dom Francisco de Aquino Corrêa.

No campo da política, assumiu a Presidência do Estado de Mato Grosso, em 1917, com apenas 32 anos, quando o momento político exigia um governante ponderado e com feições apartidárias, daí seu período governamental ter sido qualificado de conciliador. Durante seu governo criou o Brasão de Armas de Mato Grosso, inaugurou o serviço de iluminação elétrica da Capital, introduziu os primeiros automóveis em Cuiabá, comemorou o bicentenário de fundação da Capital; instalou o Instituto Histórico de Mato Grosso (08/04/1919), instituição que presidiu por trinta e sete anos.  Foi sócio fundador e Honra do Centro Mato-Grossense de Letras (1921)

Foi elevado ao posto de Arcebispo de Cuiabá, pelo Papa Bento XV, aos 16 de abril de 1922, quando contava com 37 anos de idade.

Em 9 de dezembro de 1926, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, na vaga deixada por Lauro Müller. Sua posse foi muita concorrida e contou com a presença do Presidente da República Washington Luis e de vários Ministros de Estado.

No ano de 1938 foi nomeado para representar o Brasil na VII Conferência Internacional de Instrução Pública, em Genebra.

No ano de 1951 exerceu a função de Embaixador Plenipotenciário e Extraordinário do Brasil, junto à República do Uruguai.

No ano 1952, no bojo das comemorações do seu Jubileu de Ouro Sacerdotal, foi inaugurado um busto seu, colocado na Praça Alencastro, centro da Capital.

Intelectual de grande cabedal, inteligente e muito inspirado, D. Aquino deixou escritas inúmeras peças literárias, tanto em prosa quanto em verso, publicadas em diversos periódicos e também consubstanciadas em livros. Grande parte delas, inéditas até o ano de 1985, foram editadas com apoio do Senado Federal, em oito volumes, divididos em  Poética, Pastorais e Discursos.

Mesmo doente, D. Aquino comandou as festividades do Congresso Eucarístico, realizado em Cuiabá, ocasião em que publicou sua última Carta Pastoral, Maria, ou Morte!, pouco antes de seu falecimento, ocorrido aos 22 de março de 1956, em São Paulo, capital. Seu corpo foi transladado para Cuiabá, onde foi enterrado, aos 24 de março, com todas as honras de Chefe de Estado e da Igreja Católica.


Desenvolvido Por: