Dom Francisco de Aquino Corrêa (1885 - 1956)

2º Arcebispo:  SDB ( 1922 – 1956 ).

Dom Orlando é filho do Coronel João evangelista Rodrigues Chaves e 
Matilde do Amaral Chaves.

Dom Orlando era o 10º filho  e nasceu em 17 de fevereiro de 1900. Aos seus seis anos perdeu a mãe.
Seus primeiros  anos de escolaridade cursou-os em Campinas Verde, Ginásio Diocesano de Uberaba e o ginásio em Santa Rosa Niterói – Rio de janeiro.

Foi para a Itália a fim de concluir seus estudos. Ali fez quatro anos de Teologia na Universidade de Turim e foi ordenado sacerdote da Congregação salesiana no dia 10 de julho de 1927.
Após a ordenação voltou para o Brasil cantando a sua primeira Missa   em Ituiutaba- MG.

Em 1939 foi feito Superior da Província Salesiana do Sul do Brasil, o primeiro brasileiro  nomeado para o cargo de Provincial. Como Inspetor salesiano, realizou a maior obra de  vocações sacerdotais até então operadas no Brasil, tornando-se o maior  “apostolo das vocações”.

Inicio então a campanha das mil vocações salesianas, Para atender a demanda de mais de mil vocações, construiu  cinco seminários novos, novas casas e ampliou as antigas em número surpreendente.

Em 1948 foi eleito Bispo da Diocese de Corumbá-MT. Foi ordenado Bispo no dia 24 de maio de 1948 ,e tomou posse da Diocese no dia 27 de Junho de 1948. Durante nove anos Dom Orlando percorreu todo a Diocese, que teria hoje as dimensões do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 1954, por indicação de Dom Aquino Corrêa, foi nomeado Arcebispo Coadjutor, de Cuiabá com direito a sucessão e com a morte de Dom Aquino tomou posse como Arcebispo de Cuiabá no dia 16 de fevereiro de 1957.

Em Cuiabá terminou a Construção do Departamento de Ação Social Arquidiocesana (DASA) hoje CEMA .

Em 1958 fundou o Seminário Cristo Rei. Fundou A Radio Difusora Bom Jesus de Cuiaba, como meio de propagar a devoção do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, as escola radiofônica no interior através do movimento de Base Meb.

Seu zelo pela liturgia e grande devoção ao Bom Jesus, fez com que idealizasse e realizasse a construção da nova Catedral do Senhor Bom Jesus, que recebeu do Papa o título de Basílica.

Em 1965. Brotou do seu coração a inspiração de fundar uma congregação feminina para difundir o amor ao Bom Jesus nos meios populares onde estão os mais pobres e abandonados, como também dar continuidade do seu precioso dom carismático de zeloso “apóstolo das vocações”. Para isto fundou o Instituto das Missionárias do Bom Jesus ,obra viva e palpitante de seu grande coração de Pai e Pastor.

Em pouco tempo em Cuiabá, assumiu para si a realidade da religiosidade do povo cuiabano: a devoção ao Bom Jesus, Vibrava e fazia vibrar na preparação das festas do bom Jesus. 

Dom Orlando nos marcou com o seu grande e incansável entusiasmo pelas vocações. Uma das características do seu amor pelas vocações  era a “presença”; pelo menos duas vezes na semana visitava o seminário Cristo Rei e o noviciado das Missionárias.
Nessas na oportunidades deixava sempre a semente de sua palavra e exemplo de animação e perseverança na vocação.

Dom Orlando não pregou só com palavra, mas, sobretudo com a “Vida” foi sempre uma constante pregação.

Aos 75 anos de idade, Dom Orlando se aposentava. O homem invulgar iniciava a sua descida no complexo universo de sua fulgurante trajetória. O Sacerdote exemplar, o empreendedor e virtuoso Arcebispo dotado de fecunda energia, chagaram ao ápice de sua luminosa carreira com apóstolo de Cristo.

Em 31 de Janeiro de 1981 foi acometido de um derrame cerebral  e foi levado para Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá  onde permaneceu até o dia 15 de Agosto de 1981, às 5:30  Voltou coroado de Gloria e esplendor para a casa do Pai. Mês das vocações e dia da assunção de nossa Senhora ao Céu.


Desenvolvido Por: