Frei Jose Maria de Macerata (1759 – 1846)

 A presença dos capuchinhos durante o período imperial foi afetada pelas oscilações dos interesses políticos em jogo. Animado pelo incansável trabalho de Frei José Maria de Macerata junto aos indígenas do Mato Grosso e preocupado com a situação de abandono das populações indígenas resultante da expulsão dos jesuítas, Dom Pedro I autoriza o ingresso de missionários capuchinhos para se estabelecerem na corte, em Pernambuco e nas demais províncias onde houvesse necessidade de evangelização de gentios

2º Prelado1823 - 1831

A 15 de julho de 1826, pela Bula " Sollicita Catholici Gregis Cura " o Papa Leão XII, elevou a Prelazia de Cuiabá a Diocese.
O prelado Pe. Frei José Maria de Macerata foi apresentado pelo Imperador Dom Pedro I para 1º Bispo Diocesano de Cuiabá, mas a Câmara cassou sua indicação.

A Diocese foi administrada pelo frei José Maria Macerata, que governou por sete anos, até 1831, na condição de vigário apostólico. Foi Administrador Espiritual da Santa Casa e Hospital dos Lázaros, vindo a falecer em 1846.


Desenvolvido Por: