SENHOR DOS PASSOS

Endereço: Rua 7 de Setembro, 2
Centro Norte, Cuiabá - MT, 78005-040
Telefone: 3621 3436

Horário de Missa: Quarta e Sexta às 12h00

COMO CHEGAR

Senhor dos Passos, localizada na Rua 7 de Setembro, no Centro Histórico de Cuiabá, e que, curiosamente, fica de costas para a Avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, foi fundada em 1792 por um devoto chamado Manuel Homem.

Ela foi construída porque esse devoto acabou sendo enterrado após um ataque de catalepsia, doença em que os sinais vitais de uma pessoa desaparecem e ela é tida como morta. Ele acabou acordando, se debateu e como homem de fé que era fez uma promessa. Dentro do túmulo, prometeu que se conseguisse sair, levantaria uma igreja em gratidão ao Senhor dos Passos pela graça recebida.

Próximo a igreja antigamente existia um chafariz. A água vinha de uma bica que saia da igreja do Rosário. Tinha um aqueduto que passava por ali. Essa bica era também um oratório (lugar onde as pessoas faziam suas preces). Por causa disso, a rua que hoje é chamada de 7 de Setembro, onde fica a igreja de Nosso Senhor dos Passos, era conhecida como Rua do Oratório.

A primeira revitalização  aconteceu em 1898, mas de um século depois de sua construção. Na época, a igreja foi reformada pelo então bispo Dom Carlos Luís D’Amour.  conforme inscrições em sua fachada, e mantém ate hoje muitas de suas características arquitetônicas originais.

Em março de 1952 a igreja passa por uma reforma devido um grande incêndio num posto de gasolina, na época situado ao lado da igreja ,ameaçou todo o quarteirão, a igreja teve de ser reconstruída, as obras foram conduzidas pelo Padre Wanir Delfino Cesar.
Uma lenda contada é que na torre da igreja habitava o sineiro oficial o Totó Onça. Uma figura que foi apelidado por corcunda de notre-dame por ser misterioso, e que morou na igreja por quase 30 anos. 


A igreja Senhor dos Passos é um dos exemplos da forte  de fé cristã católica, ligada à origem da cidade.

Desenvolvido Por: