Dom Carlos Luís D´Amour (1837 - 1921)

Foi bispo de Cuiabá de 1877 a 1910, sucedendo José Antônio dos Reis, e também cônego, monsenhor e vigário. Foi o primeiro arcebispo da arquidiocese de Cuiabá, quando da elevação desta a arquidiocese, em 10 de março de 1910

D.Carlos Luiz D’Amour tinha por objetivo a reestruturação da Igreja Católica no âmbito do modelo normatizado pelo Concílio de Trento. Modelo este, que passou a ser denominado pelos estudiosos da Igreja Católica como Ultramontanismo.
Neste prisma, as ações administrativas eclesiásticas de D. Carlos frente à Diocese/ Arquidiocese de Cuiabá, primeiramente buscavam cega obediência à hierarquia e às normas prescritas pela legislação canônica, pelo clero e pela população civil.  Visando alcançar êxito em seu projeto, D. Carlos utilizou-se de sua imagem, como representante da Igreja Católica em Mato Grosso, para consolidar junto à população a sua figura de um “pai”, passando a esta a idéia da proximidade de sua pessoa frente aos problemas vivenciados pela população.

Outro tópico de preocupação do bispo D. Carlos encontrava-se na família, vista por ele, como o “sustentáculo da sociedade”.

D. Carlos nunca desistiu de combater o que ele considerava os “males da sociedade”. Pelas dificuldades inerentes da região e, principalmente, pelas mudanças dos costumes ensejadas pelos novos tempos, suas ações podem ser consideradas de poucos resultados, não retirando, do referido Bispo, fortes traços ultramontanos. Mas frente as resistências e especificidades da região podemos dizer que o projeto de D. Carlos obteve um sucesso parcial.



Desenvolvido Por: