Dom José Antônio dos Reis (1798 – 1876)


1º Bispo Diocesano: ( 1831 – 1876)

Foi o primeiro bispo da capital, que viveu em Cuiabá entre 1833 e 1876. Bispo Dom José Antônio dos Reis, conhecido por sua atuação política em âmbito nacional, também é conhecido como o pacificador do episódio da Rusga, conflito estabelecido entre colonizadores portugueses e nativos de Cuiabá, ocorrido nos anos de 1833 e 34. Dom José foi o responsável por salvar inúmeras vítimas durante uma luta armada que aconteceu no centro da cidade, por empunhar um enorme crucifixo e caminhar pelas ruas clamando por paz. 

Parte de sua trajetória pela então capital da Província de Mato Grosso está resgatada na obra, ainda não publicada, do padre Pedro Cometti: “Apontamentos da História Eclesiástica de Mato Grosso”. O texto relembra a atuação de Dom José como deputado em São Paulo, estado onde nasceu e foi feito bispo, em 1832. Além da formação em filosofia e teologia, o bispo também foi o primeiro aluno formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco. 

Dom José também foi o idealizador do Seminário do Porto, localizado no morro do Seminário, no centro de Cuiabá. Apesar da diocese na época querer construí-lo em outro local, Dom José fez questão de edificá-lo junto à pequena igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, onde a obra foi concluída em 1882. O primeiro bispo de Cuiabá faleceu no dia 11 de outubro de 1876, com 78 anos. 

  

Desenvolvido Por: